O Ossia Masters é o curso de masterização que irá modificar a forma como você compreende a masterização. Você vai entender as etapas do processo, como o arquivo da mixagem já deve estar soando e o que você precisa fazer para obter uma masterização de nível competitivo com outros sons do mercado. Muitas informações tornam este processo de difícil compreensão e o Alwin segmentou todas elas para lhe auxiliar, passando dos conceitos mais básicos até fatores específicos. O curso é segmentado em duas sessões, uma técnica e outra prática. A sessão técnica exemplifica todos os aspectos envolvidos no processo e lhe dá informações para que você consiga manipular os diversos equipamentos e fenômenos físicos. Já a sessão prática, consiste em três práticas de masterização de diferentes gêneros musicais com exemplificações de cada etapa e cada ação realizada e o seu devido porquê.
Conteúdo:
Sessão técnica:
- Um breve histórico dos processos de transferência e masterização.
- As variáveis da masterização para as diferentes mídias usadas na história da indústria fonográfica
- Distorção Harmônica + Ruído e a amplificação.
- DC Offset
- Áudio digital
- Encoding PCM
- Sample rate e bit depth.
- Clock, Jitter e os diferentes tipos de dither.
- CODECs e containers.
- Unidades de medida de amplitude de sinal usadas na masterização.
- Loudness e a masterização.
- Loudness no mundo do streaming.
- Uso prático dos medidores de amplitude e espectro de frequências.
- EBU R128
- Integrated Loudness
- Short Term Loudness
- Momentary Loudness
- LRA
- Nível de pico
- RMS
- K-System
- Real Time Spectrum Analyzer
- FFT
- FFT Curve
- Waterfall
- Sono
- Oitava e partes de oitava.
- As variáveis dos medidores
- Medidores pré e pós conversão.
- True Peak
- Especificações de áudio digital para as plataformas de streaming.
- Desmistificação de loudness para as plataformas de streaming.
- O que o YouTube faz com seu arquivo.
- O que o Spotify faz com seu arquivo.
- Metadados, CODECs e containers mais adequados.
- Estrutura de ganho na masterização.
- Processamento em série e cadeia de sinal
- Masterização digital (in-the-box) e masterização analógica.
- Entendendo seu software de masterização.
- Processamento dual mono, stereo e M/S.
- Equalizadores
- Filtros e seus efeitos com a fase e com a distorção harmônica.
- Equalizadores passivos e ativos.
- Equalização linear e filtros digitais.
- Principais equalizadores usados na masterização analógica e suas funções sônicas mais recorrentes.
- Equalização M/S
- Compressores
- Tipos de compressores mais usados na masterização suas funções sônicas mais recorrentes.
- Compressão stereo x dual mono.
- Compressão M/S
- Limiters e Clippers
- A limitação de sinal
- True Peak
- Look Forward
- Limiter digital e Limiter Analógico
- Intersample Peak
- Oversampling e Aliasing
- Medição de amplitude de pico.
- Pré e pós conversor.
- True Peak
- Peak Clipping
- Funções e cuidados com estrutura de ganho.
- Clipping analógico.
- Clipping digital.
- Simulação de clipping analógico.
- Plugins extensivamente usados na masterização.
- Monitoração na masterização
- Monitores e características
- Frequência de crossover
- Dutados x não dutados
- Resposta de frequência
- Interação com a sala
- Monitoração
- Fletcher and Munson Curve
- Nível de pressão sonora usado para monitoração
- Cuidados com a acústica da sala durante a monitoração.
Sessão Prática:
- Prática de masterização 1 - Masterizando Trap
- Percepção da track mixada.
- Loudness espectro de frequência dessa estética no mercado
- Plano de ações e o porquê de cada uma das ações.
- Equalização subtrativa
- Equalização aditiva
- Equalizadores usados para funções específicas.
- Equalização dinâmica linear.
- Usando Clipping para trazer mais punch
- Segurando caixa do material e trazendo a voz para frente com limiter M/S
- Controlando transientes ásperos de hit-hats e voz com de-esser M/S
- Balanceando nível de pico e Loudness.
- Conferindo DC Offset e loudness.
- Dithering na exportação de arquivos finais.
- Prática de masterização 2 - Masterizando R&B
- Percepção da track mixada.
- Loudness espectro de frequência dessa estética no mercado
- Equalização subtrativa
- Controle de graves e segmentação das faixas da região subgrave e da região grave.
- Compressão multibanda controlando os graves sem perder ataques.
- Equalização com "personalidade sônica".
- Compressão Vari-MU e aplicações na masterização.
- Compressor VCA e aplicações na masterização
- Clipping e Limiting
- Redução de DC Offset.
- Prática de masterização 3 - Masterizando Rock
- Percepção da track mixada.
- Loudness espectro de frequência dessa estética no mercado