Tudo que você precisa para ser aprovado!

Curso para Trabalhador Portuário Avulso Multifuncional

Author: CEP - Centro de Evolução Profissional
$92.00
(+ applicable taxes. Click here for more information)

Do you have a coupon?

O OGMO - Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso do Estado do Espírito Santo abriu seu novo processo seletivo que visa à contratação de pessoal para 600 vagas de Trabalhador Portuário Avulso Multifuncional. São 150 vagas para preenchimento imediato e outras 450 vagas para formação de um cadastro de reserva, com chamadas conforme a necessidade.

Para participar da seleção é exigido apenas ensino médio completo e carteira de habilitação na categoria "B". A remuneração dos trabalhadores será feita de duas formas: por produção, em função da produtividade alcançada, ou por salário dia nos casos de comparecimento, efetiva escalação e quando a remuneração por produção não atingir o valor do salário dia.

As inscrições na seleção devem ser realizadas entre os dias 01 e 20 de fevereiro de 2022, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.idcap.org.br. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 142,00, que pode, inclusive, ser parcelada no cartão de crédito.
A nova seleção será realizada por meio de 5 etapas, sendo:
·      Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
·      Teste de aptidão física, de caráter eliminatório e classificatório;
·      Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
·      Exame médico, de caráter eliminatório;
·      Curso de formação, de caráter eliminatório.
As provas serão realizadas no dia 13 de março, das 08h às 12h, nos locais divulgados no dia 02 de março. No dia 14 de março serão liberados os gabaritos preliminares das provas objetivas.

Abaixo, veja as matérias e os conteúdos que serão abordados neste curso:

LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura e interpretação de texto. Mensagem central e secundária. Linguagem. Espaço, tempo e foco na ficção narrativa. Coerência e coesão. Classe, estrutura, formação e significação de vocábulos. Estrutura de palavras. Formação de palavras. Significado de palavras. Sintaxe. As classes de palavras: adjetivo, advérbio, artigo, preposição, conjunção, interjeição, numeral, pronomes, substantivos, verbos, linguagem figurada, pontuação, crase. Ortografia (atualizada conforme as regras do novo acordo ortográfico). Fonética e grafema. Encontros vocálicos. Encontros consonantais. Dígrafos. Separação de sílabas. Acentuação gráfica. Pontuação. Morfossintaxe. Período: classificação. Termo da oração: essenciais, integrantes e acessórios. Orações: coordenadas e subordinadas, concordância nominal, concordância verbal. Regência verbal. Emprego da crase. Colocação dos pronomes átonos. Semântica. Sinônimos. Antônimos. Homônimos. Parônimos. Denotação e conotação. Figura de linguagem. Figura de palavras: comparação, metáfora, metonímia, catacrese. Figura de construção: elipse, hipérbole, pleonasmo, silepse. Figuras de pensamento: antítese, eufemismo e prosopopeia.
 
MATEMÁTICA:
Conjunto dos números inteiros: a numeração decimal; operações e resoluções de problemas. Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Múltiplos e divisores de um número natural: divisibilidade; máximo divisor comum; mínimo múltiplo comum. Números fracionários: operações com números fracionários; resoluções de problemas. Frações e números decimais: operações com números decimais. Sistema Métrico Decimal: Perímetro de figuras planas. Áreas de figuras planas (triângulos, quadriláteros, círculos e polígonos regulares). Conjunto dos números racionais: Resolução de equações do 1º grau e 2º grau. Resolução de problemas. Razão e proporção. Propriedades das proporções. Divisão proporcional. Regra de três simples. Porcentagem. Juros. Conjunto dos números reais: Operações com polinômios. Produtos notáveis. Fatoração. Relações métricas e trigonométricas nos triângulos retângulos: aplicação do teorema de Pitágoras. Funções: Função do 1º grau. Função quadrática. Função exponencial. Função logarítmica. Análise Combinatória Simples. Geometria sólida: prismas e pirâmides, cilindros e cones, esfera - áreas e volumes. Noções de estatísticas e probabilidade. Gráficos e tabelas para tratamento da informação. Possibilidades e chances.
 
LÍNGUA INGLESA:
Compreensão e interpretação de texto escrito em língua inglesa. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos. Conhecimentos sólidos de nomenclatura técnica referente à área marítima na Língua Inglesa. Compreensão de trechos de diálogos e situações de utilização das funções sociais e estruturas básicas na Língua Inglesa.
 
INFORMÁTICA BÁSICA:
Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows. Editor de texto (Microsoft Office): formatação de fonte e parágrafo; bordas e sombreamento; marcadores, numeração e tabulação; cabeçalho, rodapé e número de páginas; manipulação de imagens e formas; configuração de página; tabelas. Noções gerais de operação da planilha Excel: digitação e edição de dados; formatação de dados e gráficos. Correio Eletrônico (mensagens, anexação de arquivos, cópias. Configuração de impressoras. Noções básicas de internet.
 
Veja algumas atribuições que os contratados terão que exercer:
·      Movimentação de mercadorias nas instalações dentro do porto, compreendendo o recebimento, conferência, transporte interno, abertura de volumes para a conferência aduaneira, manipulação, arrumação e entrega, bem como o carregamento e descarga de embarcações, quando efetuados por aparelhamento portuário;
·      Movimentação de mercadorias nos conveses ou nos porões das embarcações principais ou auxiliares, incluindo o transbordo, arrumação, peação e despeação, bem como o carregamento e a descarga, quando realizados com equipamentos de bordo;
·      Contagem de volumes, anotação de suas características, procedência ou destino, verificação do estado das mercadorias, assistência à pesagem, conferência do manifesto e demais serviços correlatos, nas operações de carregamento e descarga de embarcações;
·      Reparo e restauração das embalagens de mercadorias, nas operações de carregamento e descarga de embarcações, reembalagem, marcação, remarcação, carimbagem, etiquetagem, abertura de volumes para vistoria e posterior recomposição;
·      Atividade de fiscalização da entrada e saída de pessoas a bordo das embarcações atracadas ou fundeadas ao largo, bem como da movimentação de mercadorias nos portalós, rampas, porões, conveses, plataformas e em outros locais da embarcação.
O processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final do órgão.

CURSO COMPLETO COM TODAS AS MATÉRIAS EXIGIDAS PARA A PROVA OBJETIVA! VENHA PARA O CEP!
 
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE ESTE CURSO:
*Serão abordados os tópicos relevantes, a critério dos professores, e a ordem das aulas não será, necessariamente, a mesma ordem trazida no conteúdo programático do concurso, uma vez que o Professor tem uma ordem didática para expor os conteúdos, para melhor compreensão e apreensão do aluno, sendo que a abordagem é objetiva, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
 
*Aulas ministradas por professores especialistas em concursos públicos, com extensa experiência no preparatório para concursos.
 
*Carga horária prevista: 150 horas aulas, aproximadamente, distribuídas em centenas de vídeo aulas.
 
*Material de apoio por meio de apostilas em PDF.
 
*O acesso ao conteúdo do curso é por 6 meses.