Curso de Gestão de Recursos Hídricos com Sistemas de Informações Geográficas (SIG)

Privacy Your information is 100% secure
Safe purchase Secure and authenticated environment
Delivery via E-mail Access to product delivered by email
Approved content 100% reviewed and approved

VANTAGENS

  • Acesso ao curso por 3 meses
  • Legendas em Português, Inglês e Espanhol
  • Certificado no total de 20 horas
  • Garantia de 7 dias ou seu dinheiro de volta

EMENTA

  • Instrumento de Gestão de Recursos Hídricos: Enquadramento de Recursos Hídricos com Sistema de Informação Geográfica (SIG)
  • Geração de Modelo Digital de terreno Com Consistência Hidrológica (MDT-HC)
  • Análise Morfométrica da Bacia Hidrográfica
  • Análise Espacial no Apoio à Gestão de Recursos Hídricos
  • Instrumento de Gestão de Recursos Hídricos: Elaboração do Sistema de Informação sobre Recursos Hídricos
  • Análise Multicritério na Avaliação do Risco de Inundação para o Rio de Janeiro
  • A Geovisualização na Análise de Modelos Digitais de Terreno
DIAS DE GARANTIA 7

SOBRE O AUTOR


Arthur Paiva é Graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente Diretor-Executivo da empresa GeoPaiva Consultoria. Com experiência em pesquisa, topografia, geofísica, sistemas e cartografia, ajuda a desenvolver soluções em variadas áreas de atuação, como: negócios, meio ambiente, políticas públicas, sistemas integrados, agricultura e outros. Apresenta experiência no desenvolvimento de soluções GEO em plataformas livres e proprietárias, com consultorias prestadas para empresas públicas e privadas, como: Comitê Olímpico Rio 2016, Grupo Mapfre e Banco do Brasil, MKT, Prefeitura de São Paulo, CPTM dentre outros.

SOBRE O CURSO


Neste curso, serão abordadas todas as ferramentas de geoprocessamento envolvidas na análise do comportamento hídrico.


Estas ferramentas auxiliam na melhora da tomada de decisão, pois permitem análises morfológicas, estatísticas e hidrológicas a respeito da bacia Hidrográfica.


Em todas as práticas, utiliza-se a Bacia Hidrográfica como unidade territorial fundamental. Isso facilita a melhora de gerenciamento das informações na bacia, uma vez que limitamos a ela (bacia) os limites de processamento dos dados.


Pautado na Política Nacional de Recursos Hídricos, o curso também ilustra um exemplo de aplicação das ferramentas de geoprocessamento na materialização de um instrumento de gestão.


O instrumento de gestão é o Enquadramento de Corpos Hídricos. A partir da concatenação de mapas temáticos, representativos dos fatores associados, será possível a extração de uma informação global a respeito da qualidade da água destes cursos d’água.


PÚBLICO ALVO

Este é um treinamento destinado a todos os interessados em conceitos que envolvem estudos de Recursos Hídricos e GIS que já tenham conhecimentos básicos em informática e geoprocessamento.