SOBRE O CURSO
O objetivo deste curso é explicar os principais conceitos aplicados nos trabalhos de inspeção e manutenção de PDA. Você vai aprender os tipos de inspeção e manutenção e o passo a passo para a execução dessas atividades, desde a preparação da inspeção, até o checklist do que será verificado e a emissão do relatórios.

Inspeção e Relatório de SPDA+MPS

Author: Universidade Potência Educação
$74.00
(+ applicable taxes. Click here for more information)
CCPE 6 - Lançamento Universidade Potência Educação

Do you have a coupon?

Buy together

Proteção de Sistemas Fotovoltaicos contra Descargas Atmosféricas
Os benefícios e vantagens da geração de energia fotovoltaica são inquestionáveis e essa solução ganha cada vez mais espaço no mercado, que busca profissionais para a área de projetos, seja de usinas ou de sistemas instalados nas coberturas das edificações. 

Qualquer que seja o caso, pela forma e local de sua instalação, os componentes dos arranjos fotovoltaicos ficam fortemente expostos às descargas atmosféricas, cujas consequências podem ser desde pequenas perdas até grandes danos que comprometem toda instalação, colocando em risco a segurança das pessoas e do patrimônio.

Este curso vai ensinar como aplicar os requisitos das quatro partes da NBR 5419 (proteção contra descargas atmosféricas) especificamente nos sistemas de geração fotovoltaica em usinas e coberturas de edificações. Serão apresentados os principais itens para realizar o projeto e exemplos de aplicações.
$24.00

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


MÓDULO 01 - INTRODUÇÃO E PREPARAÇÃO
– Introdução, objetivo, ordem e tipos de inspeções
– Preparação para inspeção de PDA
MÓDULO 02 - CHECKLIST
– Checklist para análise de risco
– Checklist para SPDA
– Checklist para MPS
MÓDULO 03 - ESTUDOS DE CASOS
– Estudo de caso: Captação
– Estudo de caso: Descida
– Estudo de caso: Aterramento
– Estudo de caso: Equipotencialização e Distância de Segurança
– Estudo de caso: Roteamento, Blindagem e DPS
MÓDULO 04 - ENSAIOS
– Ensaios
– Estratificação do solo
MÓDULO 05 - RELATÓRIO TÉCNICO
– Modelo Relatório
– Estudo de casos de alunos
MÓDULO 06 - INSPEÇÃO DA PDA + INSPEÇÃO UTILIZANDO DRONE
– Inspeção visual com dicas de como proceder às verificações no local
– Demonstração de inspeção de subsistemas de captação e descida através de drone.
– Corte, conexão de cabos utilizando conectores a compressão, uso de cabos de aço cobreado
– Medição de continuidade elétrica em elementos naturais – Medição utilizando micro-ohmímetro adequado, simulação de principais erros cometidos na medição.
– Medição de continuidade elétrica em elementos não naturais – Medição utilizando micro-ohmímetro adequado, simulação de principais erros cometidos na medição.
– Verificação de continuidade elétrica em elementos não naturais usando terrômetro alicate.
– Medição da resistividade do solo – realização de pelo menos uma linha de medição de resistividade do solo conforme o método de Wenner
MÓDULO BÔNUS - MANUTANÇÃO DA PDA
– Manutenção na PDA