Regras


                           Nos jogos podem ser usados pinos comprados em loja de jogos, ou então os disponibilizados neste livro, ou até mesmo sementes.

                           No final do livro tem tabuleiros e pinos, os pinos devem ser recortados.


1. Notas nas Linhas e Espaços


1ª Opção:


                           Utilizando os tabuleiros de pauta, é preciso ocupar as notas nas linhas e espaços, quem fizer isso primeiro ganha, são cinco linhas e quatro espaços, ao errar, passa a vez. A percussão pode ter no mesmo lugar, variações nas indicações. Pode-se sortear quem começa primeiro, utilizando até mesmo um dado, também pode-se utilizar os números do dado para colocar a quantidade de pinos. Podem ser usados 5 pinos, 10 ou 15.


2ª Opção:


                           Utilizando os tabuleiros de pauta, é preciso ocupar as notas nas linhas e espaços, quem fizer isso primeiro ganha, são cinco linhas e quatro espaços, e é preciso informar o nome da nota ou figura no caso da percussão, ao errar, passa a vez. A percussão pode ter no mesmo lugar, variações nas indicações. Pode-se sortear quem começa primeiro, utilizando até mesmo um dado, também pode-se utilizar os números do dado para colocar a quantidade de pinos. Podem ser usados 5 pinos, 10 ou 15.



2. Sequência das Notas


                           As notas musicais são sete: dó, ré mi, fá sol, lá si. Ou podemos trabalhar com as letras em C, D, E, F, G, A, B.

                           A sequência das notas musicais para realizar as atividades deste livro, está baseada na escala cromática, e como se trata de alfabetização musical, será trabalhada apenas com uma: dó, dó#, ré, ré#, mi, fá, fá#, sol, sol#, lá, lá#, si, dó. Ou também podemos trabalhar com as letras em: C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B, C.

                           Quem formar primeiro uma sequência de oito notas, ganha, é preciso identificar cada nota colocada, ao errar, passa a vez. A sequência é entre linha e espaço. Utilize os Tabuleiros de pauta. Um dado será usado.



3. Formando Acordes


                           Quem formar cinco acordes primeiro ganha, não pode repetir o nome, ou seja, começar com a mesma nota, para formar um acorde, basta unir três sons diferentes. No caso da Percussão, não vai formar acordes, mas vai unir três sons diferentes. Utilize os Tabuleiros de pauta. Utilize dados para iniciar o jogo, ou decidem na sorte quem começa.


4. Valores das Figuras Musicais


                           Utilizando os tabuleiros de pauta, utilize os pinos com as figuras rítmicas, após o sorteio, coloque o pino na pauta e fale o nome da nota, acertando, os pontos valerão, após 4 figuras, é só fazer a conta, e quem tiver a soma maior, ganha. Use dados ou a sorte nos dedos para ver quem começa, Também pode-se aumentar a quantidade de figuras musicais para se fazer a conta, ao invés de quatro, poderia ser cinco, seis, sete, até onde for possível. Ganha sempre, quem tiver a soma maior.



5. Compasso de Seis, Quatro, Três e Dois Tempos


                           Ganha o jogo quem tiver a maior quantidade de notas, De 1 a 4 compassos, fica a escolha, cada participante vai colocar os pinos das notas nos compassos, sendo que não pode ultrapassar o número de 12 notas, não pode repetir mais do que 3 vezes a mesma figura, os erros são punidos com a perda dos pontos da nota errada, e é preciso que forme o tempo indicado. O compasso é uma divisão rítmica da música, e vai de uma barra a outra. Os compassos deverão ser indicados pelas barras de compasso. Utilize os tabuleiros de pauta.



6. Compondo Música


                           Ganha quem compor uma música de 8 compassos, e que tiver a maior soma e maior quantidade de notas. O limite por compasso é de 12 notas, não podendo repetir a mesma figura mais do que 3 vezes. Utilize os tabuleiros de pauta.





7. Encontrando as Notas nas Tablaturas


                           Utilizando os tabuleiros tablaturas, encontre as notas musicais, utilize dado para realizar o jogo, ou poderá jogar um de cada vez. Tem que acertar o nome correto, caso contrário, não poderá colocar o pino. Na tablatura de percussão, são os nomes dos instrumentos, na tablatura de flauta-doce, fala-se ao nome da nota, e coloca-se os pinos necessários. Ganha quem completar primeiro a tarefa, combina-se a quantidade de notas, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, ou até onde for possível.


8. Encontrando os Acordes nas Tablaturas


                           Utilizando os tabuleiros tablaturas, encontre os acordes, podendo ser a quantidade de 2, 3, 4, 5, 6, 7 acordes, deve ser feita uma escolha, através do sorteio de um dado, ou outra forma de sorteio, ou um acordo. O acorde tem que estar completo, lembrando que um acorde é formado pelo menos com três sons, ou seja, três notas diferentes, assim, mesmo os instrumentos que não vão formar acordes, deve-se colocar as três notas. No caso da percussão, escreve-se a levada, ou virada, utilizando as figuras rítmicas.

                           Os acordes:

                           C, D, E, F, G, A, B

                           Cm, Dm, Em, Fm, Gm, Am, Bm

                           C#, D#, E#, F#, G#, A#, B#

                           Cb, Db, Eb, Fb, Gb, Ab, Bb

                           C7, D7, E7, F7, G7, A7, B7

                           Cm7, Dm7, Em7, Fm7, Gm7, Am7, Bm7

                           Ganha quem conseguir formar primeiros os acordes indicados e de forma correta. Já as Levadas e Viradas, fica a combinar.


Privacy Your information is 100% secure
Safe purchase Secure and authenticated environment
Delivery via E-mail Access to product delivered by email
Approved content 100% reviewed and approved