O curso ECF 2021 visa capacitar as pessoas responsáveis pela apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido para apresentação adequada da Escrituração Contábil Fiscal, e preparação do Lalur e do Lacs, no caso de PJ sujeita ao Lucro Real. Objetiva-se também alertar sobre a correlação dos dados da ECD com a ECF, bem como os possíveis cruzamentos de informações que podem ser realizados com as informações contidas nestas obrigações acessórias.

Sobre a Instrutora

Contadora, registrada no CRC/SC sob o nº 031022/O-0, formada pela UFSC, e pós-graduada do curso “MBA em Planejamento Tributário ” pela UCAM.

Palestrante convidada pelo CRC/SC desde janeiro de 2011 para o Projeto Educação Continuada, promovido em parceria com as demais entidades contábeis de Santa Catarina.

Também convidada como palestrante pelo Conselho Federal de Contabilidade para ministrar workshop para os Conselheiros do CFC, e como moderadora do Painel da Lei nº 12.973/14 na XXIX CONTESC. 
Professora de Pós Graduação em disciplinas de Malha Fiscal e Cruzamentos de Informações, ECD e ECF, e PIS e COFINS, na FURB, Unidavi, Excelsu Educacional e BSSP.
Cofundadora da Plataforma SMR, idealizada para o estudo contínuo na área fiscal, com aulas semanais sobre PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, ICMS, IPI e ISS.
Consultora na área Contábil e Tributária, com enfoque em Impostos e Contribuições Federais e suas obrigações acessórias desde 2009.

  • Acesso por 180 dias
  • Material de Apoio (Slides e Apostila)
  • Passo a Passo no PGE da ECF 2021
  • Preenchimento do Lalur e do Lacs na ECF
  • Lucro Presumido - Competência x Caixa
  • DEREX e DPP
  • Bloco X e Y, registro a registro
  • 9h de conteúdo gravado, pronto para começar
dias de garantia 7
100% seguro
Privacidade Sua informação 100% segura
Compra segura Ambiente seguro e autenticado
Conteúdo aprovado 100% revisado e aprovado
Claudinei da Silva
Claudinei da Silva

""“O novo formato do Livro Diário, hoje ECD – Escrituração Contábil Digital, e a novo formato da antiga DIPJ, hoje ECF – Escrituração Contábil Fiscal/e-Lalur/e-Lacs, trouxeram ao profissional da contabilidade a melhor expressão do conceito digital na área contábil. E, como não deixaria de ser, é um assunto que deve ser amplamente estudado e os seus conhecimentos devem ser constantemente reciclados. Para esses treinamentos e reciclagens, tenho participado e acompanhado (eu e minha equipe) os cursos e lives ministrados pela Juliana Maurília Martins. Como instrutora nessa área, ela realmente pode contribuir a todos com seu conhecimento, experiência e desenvoltura didática. Recomendo a todos!” Contador Sócio da empresa Dúnamis Contabilidade Ltda.""

Ana  Samonek
Ana Samonek

"Desde 2015 fazemos os cursos de ECD e ECF contigo, só aquele período que você deu um tempo que fizemos com outro, mas assim que você voltou ficamos feliz e voltamos contigo. Sua maneira de explicar é super tranquilo pra entender, suas dicas nos salvam, e sem contar que sempre que mandamos alguma dúvida você foi super atenciosa em responder."

Nelso Damazio
Nelso Damazio

""Conheci a Juliana através da Consultoria. Como ela tem total conhecimento da área em que atua, antes mesmo de finalizar o questionamento, ela já tinha a resposta na ponta da língua e explicando de forma simples, objetiva e de fácil interpretação. Felizmente, além do contato via telefone, tive a oportunidade aprender mais com ela através de cursos on line e presencial. Além de uma ótima profissional, é uma pessoa do bem, o que torna o contato e o aprendizado ainda mais fácil e gostoso. Num País onde a legislação contábil é um emaranhado de leis e controvérsias, nada melhor que uma profissional como a Juliana para facilitar a vida de Contadores e Empresários. Super indico!""

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

01- Boas Vindas
02 - Instituição da ECF
03 - Regra de Obrigatoriedade de ECF
04 - Regra de obrigatoriedade da ECF é diferente da regra da ECD
05 - Prazo de Apresentação da ECF 
06 - Certificação Digital
07 - Informações a serem prestadas na ECF
08 - Recuperação da ECD do período atual e da ECF do período anterior
09 - Plano de Contas Contábil e Plano de Contas Referencial
10 - Recuperação de ECD com encerramento do Exercício diferente dos encerramentos da ECF
11 - Mudança de contador no período ou mudança de plano de contas no período
12 - Lançamentos extemporâneos na ECD e seus reflexos na ECF
13 - Penalidades
14 - Blocos e Registros da ECF
15 - Informações para Abertura do Arquivo - Bloco 0
16 - Recuperação da ECD e reflexos no Bloco C e E
17 - Mapeamento de Contas Contábeis e Referenciais - Bloco J e K
18 - Encerramento Anual na ECD e Trimestral na ECF - Ajustes no Bloco K
19 - Lucro Presumido - Bloco P
20 - Lucro Presumido tributado pelo Regime de Caixa
21 - Lucro Presumido sem ECD
22 - Lucro Real - Bloco L
23 - Lucro Real - LALUR e LACS - Bloco M
24 - Lucro Real - Fichas de Apuração - Bloco N
25 - Livro Caixa - Q100
26 - Imunes e Isentas - Bloco U
27 - Blocos V, W, X e Y - Parte I
28 - Bloco V, W, X, Y - Parte II