/hotmart/product_pictures/831dc7e4-011d-4e1c-b5f1-dfd190bd641d/FLUENCIAEIMPROVISACAO_POST.png)
FLUÊNCIA NA IMPROVISAÇÃO - ABEL CARDOSO
Buyer's details
Do you have a coupon?
Payment methods
Payment method details
Order details
FLUÊNCIA NA IMPROVISAÇÃO - ABEL CARDOSO
$29.00
FLUÊNCIA NA IMPROVISAÇÃO
Fluência na Improvisação é um método prático de estudo de criação rápida, fluente e natural como referência a Linguagem falada.
O improviso, seja ele no discurso, na escrita, na prática profissional, no cotidiano pessoal ou em manifestações artísticas, de fato personifica um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. Paira no imaginário coletivo a imagem de um orador eloquente que possui as palavras certas sempre na ponta da língua, como se fosse detentor de um raro dom. É impossível uma comunicação eficiente sem a preparação prévia, especialistas mostram que, por trás da maioria dos improvisos de sucesso, existe um estudo, um planejamento e uma preparação que foram incorporados à bagagem de conhecimentos do interlocutor e que antecedem o momento da improvisação.
É importante, primeiramente, tratar de alguns materiais básicos. Começaremos nossa jornada explorando a linguagem utilizada pelos improvisadores de música instrumental, jazz e música brasileira. A improvisação é análoga à linguagem de diversas formas. Na música, tornamo-nos fluentes quando o vocabulário, as escalas,arpejos, rítmos e os acordes são como se fosse a gramática, progressões harmônicas são assimilados no conteúdo das conversas ou histórias, até não temos de pensar conscientemente a respeito deles ao tocar.
Improvisação musical envolve áreas cerebrais que processam estrutura das frases faladas. A visualização da atividade cerebral durante “conversas musicais” informais e espontâneas entre músicos de jazz mostra que o processamento da música e da linguagem possuem circuitos neurais em comum.
Os estudos de como o cérebro processa a comunicação auditiva entre duas pessoas têm sido feitos no contexto da linguagem "falada”.
Quando músicos de jazz estão tocando parecem imersos nos seus pensamentos, não estão simplesmente à espera da sua vez para tocar, pelo contrário, estão a utilizar as áreas sintáticas do seu cérebro para processar o que estão a ouvir de forma a conseguir responder com uma série de notas que nunca tinham sido compostas nem interpretadas antes.
OBJETIVO DO CURSO
Levar o aluno aprender pela repetição, imitação, contato direito com a música pela percepção e criatividade espontânea com base no que se ouviu e imitou
como a língua falada.
Na Linguagem Falada, aprender a falar é um processo que começa no nascimento, quando o bebê experimenta como sua própria voz soa. Por volta dos dois anos, a maioria das crianças já tem um vocabulário relativamente amplo para formar algumas frases e se expressar com mais precisão. O bebê tem a tendência a copiar os sons que os pais estão fazendo, variando o tom e entonação para se adequar à linguagem falada a sua volta. À medida que os anos passam a criança vai ficando fluente na fala e ao chegar a fase adulta a fala se torna algo natural e espontâneo. Este mesmo processo será desenvolvido neste curso, aprender pela repetição dos pequenos fragmentos, frases, padrões, até chegar às estruturas melódicas maiores, composição instantânea, como o "discurso" na fala.
Nos exercícios, eu sugiro como referência, uma frase de grande relevância que transcrevi de grandes músicos da improvisação e em seguida sugiro que o estudante faça a sua própria frase respeitanto aspectos rítmicos e intervalar da frase original.
PARA QUEM É O CURSO ?
Este curso é para guitarristas, violonistas e a todos instumentistas e cantores que tenham um conhecimento básico de música.
Ter noção mínima do que é escala Maior, acordes básicos Maiores e Menores e noção de tonalidades maiores e menores.
Ter noção básica da prática do seu instrumento reconhecimento das notas e noções rítmicas.
Noção básica de teoria musical (nome das notas no seu instrumento).
VANTAGENS DO CURSO
FLUÊNCIA NA IMPROVISAÇÃO - ABEL CARDOSO
$29.00